Como usar vídeos para alavancar sua estratégia de marketing

Saber como usar vídeos para marketing é fundamental para campanhas desenvolvidas nos meios digitais. De fato, a sedução que a imagem em movimento pode exercer é um fator que concorre para o sucesso dessa estratégia.

E o apelo do conteúdo oferecido ao público é o fator que mais tem peso quando falamos em campanhas na internet. Por serem muito atrativos, os vídeos são eficientes estratégias de marketing de conteúdo.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como é possível utilizar esse recurso para que se tenha uma campanha de marketing de sucesso. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

 

APRENDENDO A COMO USAR VÍDEOS PARA MARKETING: PLANEJANDO COM FOCO NOS OBJETIVOS

Mas o que é necessário para que se possa aplicar essa estratégia de maneira inteligente e focada em resultados?

Antes de qualquer coisa, é preciso que se tenha em vista o objetivo dos vídeos. Isso porque é somente a partir daí que se pode definir o formato do vídeo a ser realizado.

Esse objetivo deve levar em consideração também a persona do negócio e a imagem que a marca quer transmitir por meio do conteúdo.

Levando em conta esses fatores, podem ser feitos vídeos em formatos de teaser, storytelling, experiências de clientes e os corporativos.

Podemos exemplificar o poder de atração dos vídeos por meio do teaser. Este é um vídeo curto que apresenta de maneira interessante apenas detalhes relevantes do produto ou serviço oferecido.

Essa estratégia tende a gerar muita expectativa e curiosidade no público-alvo da campanha.

Outra estratégia que também costuma gerar muito engajamento são os vídeos feitos no formato de storytellings.

Por meio deles é possível falar de uma marca, serviço ou produto contando uma história, a qual pode ser ficcional ou não.

A eficiência dessa estratégia pode ser explicada pelo fato de o cérebro humano memorizar mais facilmente as histórias do que as informações e os dados.

 

ESCOLHENDO UM BOM EQUIPAMENTO

Uma dúvida que acomete quem deseja fazer a produção de vídeos para campanhas concerne ao equipamento de audiovisual que se deve utilizar.

Ainda que seja muito importante que se tenha boas câmeras e microfones, devemos salientar que esses instrumentos não são determinantes para a qualidade do conteúdo.

Na realidade, bons vídeos podem ser facilmente feitos com apenas uma câmera de celular.

Aliás, as câmeras dos smartphones mais recentes já conseguem gravar em com qualidade full HD.

Ademais, existem aplicativos de edição de vídeo que podem incrementar ainda mais os vídeos realizados, contribuindo com a qualidade do conteúdo.

No que concerne à captação do áudio, esta pode ser feita por meio de microfones USB, de lapela, os de tipo shotgun ou por meio de um simples gravador externo.

Outros equipamentos que não podem faltar na hora de fazer os vídeos para as campanhas de marketing são os necessários para fazer a iluminação.

É a iluminação adequada do ambiente que permitirá a perfeita visualização do conteúdo.

Um ambiente iluminado de maneira adequada evita ainda que o conteúdo criado transmita uma impressão de desleixo.

Quanto às formas de se fazer a luz, pode-se optar pela iluminação externa ou pela interna. A luz pode ser ainda difusa ou dura.

player de vídeo

UTILIZANDO MÉTRICAS PARA MEDIR RESULTADOS

É preciso ter em mente também que não basta somente produzir os vídeos e postá-los.

Isso porque é fundamental também que se faça o acompanhamento da estratégia, visto que somente assim é possível verificar se ela está dando resultados.

Mas como se pode fazer esse acompanhamento? Por meio das métricas específicas para vídeos.

Entre essas métricas, podemos mencionar as que dizem respeito ao tempo médio assistido, ao número de visualizações e ao alcance. A seguir apresentamos em detalhes algumas delas.

Taxa de reprodução

Uma métrica importante é a taxa de reprodução, a qual mede a quantidade de pessoas que começaram a assistir aos vídeos em relação à quantidade de usuários de uma página.

Engajamento

Acompanhar o engajamento também é fundamental para que se tenha uma ideia da relevância do vídeo.

Essa métrica envolve diversos aspectos, tais como a quantidade de curtidas, os comentários e compartilhamentos.

Taxa de replay

Já a eficiência dos vídeos pode ser medida pela taxa de replay. Essa métrica traduz a quantidade de vezes que determinado conteúdo foi reproduzido por um mesmo usuário.

Assim, quanto maior for a taxa de replay, maior será a relevância do conteúdo em questão.

Número de inscritos

Ter um bom número de inscritos pode indicar que as visualizações dos vídeos estão cativando o público.

Ao contrário, muitas visualizações e poucas inscrições podem significar que o conteúdo talvez não seja tão relevante para a audiência.

homem filmando receita

CAMPANHAS DE MARKETING MAIS EFICIENTES COM VÍDEOS

À vista do que foi dito, podemos afirmar que utilizar essa estratégia traz resultados muito melhores para as campanhas.

Isso porque usar vídeos para marketing é uma forma de tornar os conteúdos mais interessantes e atrativos. E essa utilização pode se dar de diversas formas, desde que sejam observados os objetivos de cada campanha.

E você, conhece outra maneira de se utilizar dos vídeos em uma campanha de marketing? Compartilhe seu conhecimento com a gente!

2019-10-09T20:08:51+00:00